domingo, 13 de junho de 2010

Aprendendo e Organizando as Notícias: Boletim II

Olá, pessoal, continuo aqui a seleção de notícias da mídia corporativa, para leitura e reflexão.

Há notícias sobre internacionalização de empresas brasileiras, gestão da mudança, inovação e algo sobre "corporate show", o jogo de vaidades tão comum no mundo corporativo.

Bem, vamos lá


Operações internacionais de empresas brasileiras sofrem impacto da crise

Época Negócios - Notícias - 09/06/2010.

Apesar de o Brasil ter sofrido menos com a crise mundial do que o resto do mundo, as empresas transnacionais do país viram suas operações no exterior sentirem o impacto da turbulência econômica. Estudo divulgado nesta quarta-feira (09/06) pela Fundação Dom Cabral (FDC) mostra que no ano passado a receita das 23 companhias mais internacionalizadas do país vinda do exterior recuou para R$ 126,24 bilhões, uma queda de 15,73% em relação a 2008.

O estudo apresentado elenca as empresas mais internacionalizadas do país, segundo o número de funcionários, valor dos ativos e receitas no exterior. Na liderança, está a JBS-Friboi, estreante na pesquisa, realizada desde 2006. Líder, a JBS-Friboi possui 83,6% de suas vendas, 64% de seus funcionários e 37,3% de seus ativos no exterior, com presença em sete países e cinco continentes. Na sequência, aparecem Gerdau, primeiro lugar no ranking 2008, Ibope, Metalfrio e Odebrecht, seguidas por Marfrig, Vale, Sabó, Tigre e Suzano Papel e Celulose.

Apesar do cenário negativo com as preocupações com a economia americana e europeia, os empresários brasileiros esperam um desempenho melhor de suas operações internacionais para 2011. Essa expansão deve se dar principalmente por meio de aquisições e fusões, opção preferida para 40% das empresas pesquisadas. Alianças e Parcerias, com 19%, aparece em segundo lugar, junto com a abertura de escritórios comerciais.


Época Négócios - Notícias - 05/04/2010.

Artigo bem interessante promovendo o novo livros dos irmãos Heath, que aborda a idéia de que, para viabilizar a mudança, há a necessidade não só de trabalhar o racional, mas o emocional. Os autores fazem a analogia com um condutor em cima de um elefante, em que o condutor quer seguir um caminho e o elefante quer seguir o que ele quer: comparando com situações comuns, muitas vezes queremos algo mas nosso emocional nos impede, algo como querer acordar mais cedo mas não conseguir sair da cama. Assim, para conduzir uma mudança, há de se convencer o "elefante" em cada uma das pessoas envolvidas.


Empresas como GE e Microsoft invertem a lógica tradicional na qual a criação de novos produtos globais se concentrava apenas em países desenvolvidos. É a era da inovação reversa

Revista Exame 963, 02.03.2010.

O artigo explora o tema da inovação reversa, algo na linha da inovação frugal, que enfoca como empresas de países emergentes estão desenvolvendo produtos inovadores de forma a atender os chamados mercados da base da pirâmide, de renda mais baixa. Adaptações são feitas de forma a também serem aproveitados para países desenvolvidos. Empresas destes países procuram se estabelecer neste mercado para não perdê-lo ainda mais para as dos países emergentes.


Choque de titãs no mundo corporativo brasileiro.

Isto é Dinheiro 657 - 7 de maio de 2010.

Este artigo me fez lembrar a postagem Saúde e estética: como no indivíduo, entre a sustentabilidade e a imagem, só que aplicada mais aos executivos. A lição da visão americana individualista do grande herói corporativo, exemplo típico quando dou aulas sobre o modelo das dimensões culturais de Hofstede (para saber ou recordar, clique aqui) é levada à risca neste caso, mostrando a progressiva americanização do modelo de referência gerencial no Brasil. Houve comentários críticos à esta reportagem no sentido de que a revista estava virando uma revista de "fofocas", mas o mundo corporativo é cada vez mais "super star" mesmo em alguns aspectos. Aliás, tal tendência é estudada há muito tempo por acadêmicos corporativos no mundo, como Mats Alvesson, ou Thomaz Wood Jr., colunista da Carta Capital, no Brasil (ver alguns livros dele).

Bom, por hoje é só, pessoal!


Américo Ramos é Doutor em Administração, com vinte anos de experiência profissional e acadêmica .E-mail: americodacostaramos@gmail.com. Visite o blog “Aprendizagem e Organização” (http:www.aprendizagemeorganizacao.com).

Nenhum comentário:

Postar um comentário