sábado, 18 de setembro de 2010

Hesíodo e as Organizações

Tomando como fonte a Wikipedia, Hésíodo foi um poeta da Grécia antiga e viveu em Ascra, no final do século VIII a.C..

Foi autor de Teogonia, ou a genealogia dos Deuses, bem como Trabalhos e os Dias, que trata do mundo dos mortais e de sua organização, enfocando temas do trabalho e da justiça. com narrativas míticas abordando, por exemplo, os mitos de Prometeu e de Pandora.

Quero, entretanto, salientar um trecho desta última obra, que foi destacada por Aristóteles em "Ética a Nicômaco", de cujo livro extraí e aqui reproduzo:

Ótimo é aquele que de si mesmo conhece todas as coisas. Bom, o que escuta os conselhos dos homens judiciosos. Mas o que por si não pensa, nem acolhe a sabedoria alheia, esse é , em verdade, um homem inteiramente inútil.

Este pensamento de Hesíodo trouxe-me algumas reflexões para o tema principal deste blog, ou seja, Aprendizagem e Organização.

Uma organização excelente é aquela, então, que prioriza o desenvolvimento de suas competências e a inovação.

Edith Penrose

Sobre o desenvolvimento das competências muito já foi estudado, especialmente a partir dos trabalhos de Schumpeter, Penrose, entre outros, passando pela elaboração da teoria baseada em recursos nos anos 80, desembocando, mais aos olhos do mundo corporativo, na obra de Hamel e Prahalad, "Competindo para o Futuro", em que as competências são definidas no capítulo 9 como um conjunto de habilidades e tecnologias que permite à empresa oferecer um beneficio, um valor, fundamental e único ao cliente, relativamente aos seus concorrentes, gerando a partir delas novos produtos ou serviços.


Alois Schumpeter
O conceito de competências como um conjunto, ou uma combinação, ecoa Schumpeter na sua definição de inovação, em seu livro "A Teoria do Desenvolvimento Econômico", reforçando-se o caráter descontínuo e de ruptura, e não ajuste, desta combinação. As inovações, segundo Schumpeter, podem se dar no produto, no processo, no mercado, nos insumos ou pela criação ou ruptura de uma posição de monopólio.


Já a boa organização é aquela que concentra seus esforços na busca das melhores práticas e na informação sobre o mercado, utilizando tecnologias como o benchmarking e a inteligência competitiva.

O benchmarking consiste basicamente em aprender com as melhores práticas no sentido de melhorar seu desempenho e torná-lo, ele próprio, proficiente. Tal processo de comparação pode ser feito com o concorrente, mas também dentro da própria empresa, com empresas de outros setores ou dentro de uma função específica, como por exemplo, RH. Atribui-se à Xerox o pioneirismo na aplicação desta tecnologia organizacional.

Já a inteligência competitiva é "a atividade de coletar, analisar e aplicar, legal e eticamente, informações relativas às capacidades, vulnerabilidades e intenções dos concorrentes, ao mesmo tempo monitorando o ambiente competitivo em geral" (ver referência anterior). Adquire-se, assim, dados que, convertidos em informações, servem a formação de um conhecimento sobre as organizações que participam da mesma arena competitiva.

O conceito de inteligência competitiva pode ser estendido a todos os públicos de interesse, inclusive sociedade, sendo importante que a organização, com fins lucrativos ou não, conheça todas as implicações de suas ações e as receptividades à sua missão e seus objetivos.

Bom, se uma organização não desenvolve competências, não inova por si própria, não faz benchmarking e nem conhece os públicos a quem deve servir, a organização provavelmente perderá sua utilidade individual, extinguindo-se ou, ainda, sendo adquirida por outras empresas ou outras formas de participação.

A condição de singularização de uma organização, assim, pode, baseando-se em Hesíodo, ser conhecida, ou buscando o desenvolvimento de seus processos produtivos e decisórios por seus próprios recursos, ou apreendendo-os do ambiente que a cerca. Isto dará a sua razão de ser, a sua utilidade.

Américo Ramos , DSc em Administração,vinte anos de experiência profissional e acadêmica. E-mail: americodacostaramos@gmail.com. Visite o blog Aprendizagem e Organização” (http:www.aprendizagemeorganizacao.com).

Nenhum comentário:

Postar um comentário