domingo, 6 de junho de 2010

Aprendendo e Organizando os Livros: Boletim I

Olá, pessoal, inauguro aqui uma outra nova seção de postagens, que é a da seleção de livros a respeito de temas de meu interesse e estudo.

Estou privilegiando livros nacionais por ora, pela maior disponibilidade e facilidade, principalmente em nível introdutório. Entretanto, posso indicar também livros em inglês, que foram, em geral, bases para a elaboração dos próprios livros nacionais.

Bem, vamos lá!

Gestão da Sustentabilidade


Responsabilidade Social Empresarial e Empresa Sustentável
Autor:
Barbieri, José Carlos; Cajazeira, Jorge Emanuel Reis
Editora:
Saraiva

O livro traz informações sobre o conceito da responsabilidade social empresarial e ferramentas que permitem planejar, implementar e avaliar a gestão socialmente responsável. Apresenta a complexidade da responsabilidade social, abordando temas como ética e desenvolvimento sustentável. Traz, ainda, aplicações práticas e instrumentos gerenciais.

Comentário: O livro traz uma abordagem atualizada do assunto, cobrindo aspectos teóricos e prático-instrumentais, incluindo a ISO 26000, cuja formulação é coordenada por um dos autores do livro.

Gestão do Conhecimento

Espirais do Conhecimento - Ativando Indivíduos , Grupos e Organizações
Autor:
Sabbag, Paulo Yazigi
Editora:
Saraiva

O livro alcança ainda pesquisadores e profissionais cujo valor deriva especificamente de seu conhecimento e interessados por temas como aprendizagem e competências profissionais. A obra está dividida em cinco partes, e é concluída com reflexões sobre a atitude aprendiz e propõe um modelo de sistema de aprendizagem organizacional.

Comentário: O livro traz uma abordagem abrangente e interessante do assunto, incluindo aspectos contextuais, processuais e suas aplicações nas organizações

Aprendizagem Organizacional e Competências


Os Novos Horizontes de Gestão
Aprendizagem Organizacional e Competências
Roberto Ruas, Claudia Simone Antonello, Luiz Henrique Boff e cols

Editora: Bookman


A obra reforça os aspectos conceituais das abordagens gestão por competências e aprendizagem organizacional e descreve e analisa as experiências de aplicação destas abordagens em empresas de diferentes setores.

Comentário: Uma das melhores publicações nacionais sobre a relação Aprendizagem Organizacional e Competências, cobrindo tanto as origens teóricas quanto as aplicações, levando a uma noção mais abrangente e introdutória sobre o assunto


Internacionalização: Gestão e Estratégia

Internacionalização e os Países Emergentes.
Afonso Fleury e Maria Tereza Leme Fleury (orgs.)
Editora Atlas.

Os textos trazem para a discussão acadêmica e os fóruns empresariais o tema da internacionalização de empresas de países emergentes.


Comentário: O livro mostra o resultado de várias pesquisas coordenadas por acadêmicos importantes da área, especialmente no cenário nacional, tanto no aspecto teórico quanto nos casos apresentados.

Bom, por hoje é só, pessoal!





Américo Ramos é Doutor em Administração, com vinte anos de experiência profissional e acadêmica .E-mail: americodacostaramos@gmail.com. Visite o blog “Aprendizagem e Organização” (http:www.aprendizagemeorganizacao.com).

Nenhum comentário:

Postar um comentário