sábado, 5 de junho de 2010

Aprendendo e Organizando as Notícias: Boletim I

Olá, pessoal, inauguro aqui uma nova seção de postagens, que é a da seleção de notícias da mídia corporativa, para leitura e reflexão.

Esta primeira "fornada" tem como principal assunto a internacionalização de empresas, que é ligado à minha tese de doutorado, mas há e haverá outros assuntos também.

Bem, vamos lá!



A reportagem trata da aplicação de duas tendências importantes na gestão relacionadas à aprendizagem: o conceito de inovação aberta (open innovation) e o uso das redes sociais. Inovações importantes surgem com o concurso das idéias dos próprios clientes, por sua vez, cada vez mais conectados.


A reportagem conta a trajetória de internacionalização da Metalfrio, que embora um pouco descritiva, ilustra o conceito de aprendizagem estratégica e como fica a internacionalização neste contexto.

Um recorde incômodo (revista Exame 966): A greve dos mineiros da operação da Vale no Canadá acaba de completar nove meses - a mais longa da história da empresa - e já custou algo em torno de 1 bilhão de reais

A reportagem ilustra dificuldades vividas por multinacionais brasileiras, como a Vale, e administrar o balanceamento de forças globais e contextuais na sustentabilidade de seu processo de internacionalização, muitas vezes pela visão autocentrada que possuem. A implantação de práticas globais de gestão não se faz impunemente, há questões contextuais em jogo (veja em Publicações alguns trabalhos meus neste sentido, em especial minha tese de doutorado e trabalhos nesta baseados)

O Trabalho é Plano (Revista Época Negócios nº. 38, abril de 2010)

Muito boa reportagem sobre a experiência de expatriação brasileira e os aspectos inter-culturais que exigem muito planejamento e dedicação para adequar o global e contextual na estratégia de internacionalização das empresas.

Quero ser gigante (Revista Época Negócios nº. 38, abril de 2010)

A reportagem comenta o desafio de internacionalização de duas empresas do grupo Odebrecht, que entraram em 2010 com a meta de se tornar gigantes e globais. Boa pedida para compreender os processos de internacionalização, dificuldades, desafios e aprendizagens. A experiência de internacionalização da Odebrecht estava mais restrita até há pouco tempo às suas investidas em obras internacionais de seu braço de Construção, a Construtora Norberto Odebrecht e a subsidiária portuguesa Bento Pedroso, adquirida em 1988.

O Brasil que compra o mundo (Revista Isto é Dinheiro 661, 9 jun 10): Com fome global, empresas verde-amarelas aproveitam a crise internacional para engolir concorrentes lá fora e podem fazer de 2010 um ano de investimentos recorde.

A matéria mostra a volta das multinacionais brasileiras às compras, um panorama geral das operações.

A decisão final é dos números (Revista Amanhã, sábado, 03 de abril de 2010): Pesquisas derrubam o mito do poder da intuição e atestam que as melhores decisões são aquelas tomadas por... algoritmos. Por Andrew McAfee*, para a Harvard Business Publishing

Um artigo polêmico, escrito por um autor cujo livro é um dos sucessos pela turma da Gestão do Conhecimento, que critica a intuição na tomada de decisões. Leiam e tirem suas próprias conclusões. No meu entendimento, o artigo não derruba, mas até subsidia a tese a qual pretende derrubar. Afinal, já dizia Simon, um dos clássicos da Teoria das Organizações e ganhador do prêmio Nobel de 1978 (uma rápida informação sobre Simon pode ser acessada na wikipedia ou no site "O Coruja das Coisas"), bem como outros autores antes dele, que não há racionalidade absoluta, nem com todo o ferramental matemático e computacional existente hoje. A tomada de decisão será sempre dependente de quem a executa, de sua interpretação, de sua capacidade de julgamento e do seu conhecimento pessoal, na acepção de Michael Polanyi (o do conhecimento tácito e explícito: uma rápida informação sobre Polanyi pode ser encontrada em sites como o do Acton Institute), portanto, de sua experiência e aprendizagem acumulada. A intuição se faz a partir daí, não é uma mágica, como de certa forma o artigo parece sugerir.

Bom, por hoje é só, pessoal!




Américo Ramos é Doutor em Administração, com vinte anos de experiência profissional e acadêmica .E-mail: americodacostaramos@gmail.com. Visite o blog “Aprendizagem e Organização” (http:www.aprendizagemeorganizacao.com).

Nenhum comentário:

Postar um comentário