sexta-feira, 21 de maio de 2010

Apresentações da Tese de Doutorado

Dia 28 de abril apresentei minha tese de doutorado, “O Global e o Contextual no Aprendizado Gerencial de Multinacionais: uma perspectiva brasileira”, aos alunos de Mestrado em Administração Pública da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EBAPE/FGV), no Rio de Janeiro. A disciplina era “Globalização, Empregabilidade e Mudanças nas Relações de Trabalho”, ministrada pela professora Deborah Moraes Zouain que, com a intermediação da professora Valderez Ferreira Fraga, fez-me o convite para a apresentação.

A apresentação foi seguida de debates sobre como se manifestam os campos de forças global e contextual nos programas de gestão da mudança oriundos de estratégias de internacionalização de empresas via investimentos diretos no exterior (IDEs), assim como as repercussões em uma aprendizagem mais ou menos interativa (ver postagem anterior).

O debate foi bem profícuo e aproveito para agradecer às professoras Débora e Valderez pela oportunidade.

Foi a terceira vez, sem contar a defesa, que apresentei a tese na EBAPE/FGV. A segunda foi também em aula, no caso com alunos de Doutorado, em disciplina ministrada pelo professor Luís César Gonçalves de Araújo, em novembro de 2009. A primeira foi pouco antes da minha defesa, em outubro de 2008, durante o 4º workshop de professores da EBAPE e do FGV Management, com o tema "Modelos de gestão: práticas culturais e tendências internacionais.



Américo Ramos é Doutor em Administração, com vinte anos de experiência profissional e acadêmica .E-mail: americodacostaramos@gmail.com. Visite o blog “Aprendizagem e Organização” (http:www.aprendizagemeorganizacao.com).

Nenhum comentário:

Postar um comentário